segunda-feira, 12 de maio de 2014

Estrutura Interna da Terra

A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se baseiam em dois critérios diferentes: a composição química as propriedades físicas

Segundo a sua composição química, são consideradas três unidades estruturais:

  • a crosta: que é uma fina camada que envolve todo o planeta, cuja espessura média varia de 7 a 35 km ao longo de uma seção cortando áreas continentais e oceânicas. Nas regiões montanhosas a crosta pode alcançar 65 km de espessura.
  • o manto: divide-se em manto superior e inferior. Localizado logo abaixo da crosta e é quase a metade da raio da Terra. O manto é homogêneo, formado principalmente por rochas e oferece as melhores condições para a propagação de ondas simiscas, as "janelas telessísmicas".O Manto Inferior, se estende de 700 km até 2900 km, é uma região que apresenta pequenas mudanças na composição. A densidade e a velocidade aumentam gradualmente com a profundidade da mesma forma que a pressão.
  • o núcleo: é subdividido em núcleo externo e interno. Ele corresponde, aproximadamente, a 1/3 da massa da Terra e contém principalmente elementos metálicos, como o ferro e o níquel.
No modelo da estrutura interna da Terra segundo as suas propriedades físicas, o globo terrestre é constituído por quatro regiões - litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera.

  • A litosfera, uma zona sólida e rígida, compreende a crosta e a parte mais externa do manto superior. A litosfera é caracterizada por altas velocidades e eficiente propagação das ondas sísmicas, implicando condições naturais de solidez e de rigidez de material. A litosfera é a responsável pelos processos da Tectônica de Placas e pela ocorrência dos terremotos.
  •  A astenosfera, uma zona de baixa rigidez e de comportamento plástico, situa-se desde a base da litosfera até àprofundidade de 350 km. Nessa região, em que se acredita que as rochas estão parcialmente fundidas, as ondas sísmicas são mais atenuadas do que em qualquer outra parte do Globo. É importante assinalar que é o estado não sólido da astenosfera que possibilita o deslocamento, sobre ela, das placas rígidas da litosfera.
  •  A mesosfera, uma zona rígida, estende-se desde a base da astenosfera até à fronteira do manto com o núcleo, é uma camada atmosférica onde há uma substancial diminuição da temperatura chegando até a -90 °C em seu topo, é uma região pouco conhecida, sabe-se que é possível monitorar as ondas de maré e ondas de gravidade através dos movimentos que se propagam através dos gases ionizados desta região. Nesta região também é possível observar as ondas atmosféricas.
  •  A endosfera: é um nome alternativo para o núcleo da Terra. Corresponde a uma grande massa de elevada densidade, encontrando-se envolvida pelo Manto interior ou Mesosfera.  Está constituída por duas camadas diferentes, em extensão e estado físico: a Endosfera externa, líquida, e a Endosfera interna, sólida. Endosfera externa: Encontra-se em estado líquido, já que as relações pressão e temperatura que se dão nessa região determinam que as diferentes ligas de metais se achem completamente fundidas. Endosfera internaAinda que constituída pelas mesmas ligas que a endosfera externa e suportando temperaturas e pressões superiores, a endosfera interna encontra-se em estado sólido, isto explica-se, pelo fator de pressão. O ponto de fusão dos metais incrementa-se muito rapidamente ao aumentar a pressão, de maneira que, ainda que a temperatura da endosfera interna é maior que a da endosfera externa, o ponto de fusão da liga aumenta acima da temperatura da endosfera interna e, em consequência, os metais não se fundem.



























Fontes:

http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=69&lang=pt-br
http://www.infopedia.pt/$estrutura-interna-da-terra;jsessionid=tKuIHDCDiMQi3ElT76Zm4g__
http://rusoares65.pbworks.com/w/page/32950265/Endosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário